sexta-feira, 4 de maio de 2018

- A PROPÓSITO DA GUERRA DA SÍRIA - final -




                                                                      MECA
                                                             Imagem Internet

                                                                    CAABA
                                                                 Imagem Internet




Como muitas guerras ao longo da história da humanidade, a religião está entre as causas principais desse conflito ora verificado na Síria. Embora muçulmanos, há, desde a morte de Maomé em 632 d.C., uma divisão fundamental e irreconciliável entre seus seguidores. São duas facções que, pra início de conversa, escolheram dois diferentes herdeiros do legado de Maomé:
- Os SUMITAS, em maioria acentuada, adotam como sucessor do profeta, seu tio, chamado de All Abbas..Além disto, os seguidores desta corrente do Islamismo, comungam da ideia segundo a qual os governos devem se confundir com os preceitos da religião e seus governantes eleitos pelos muçulmanos. Seguem, além do Alcorão, a Suna, livro que narra os feitos de Maomé e têem o governo da Arábia Saudita,.
- Os XIITAS adotam como sucessor do Profeta, Ali, que era seu genro e foi assassinado, além de seus filhos e sucessores, Hassan e Husseim, também assassinados. Seguem apenas os ensinamentos do Alcorão e têm uma forte presença, inclusive no governo, no Irã.
A inconciliabilidade desde os primórdios do aparecimento da religião, torna inimigas em todos os sentidos e em todos os campos, seja ideológico ou físico, as duas correntes islâmicas.
Na minha opinião, embora haja uma aparente aliança entre as duas correntes, para derrubar o governo de Assad, a luta pelo poder na Síria é mais uma disputa entre as duas correntes, para alcançar o poder. Comungo da ideia de que a Síria retrata, na verdade, aquele adágio que proclama " ruim com ele, pior sem ele ", em relação ao ditador Assad.
 É necessário e evidentemente crucial, a existência de um governo forte neste país, que imponha uma disciplina rigorosa, inclusive entre os componentes das diversas tribos que constituem o povo desta grande nação.
Quanto aos governos de outros países que apoiam esta ou aquela facção, prefiro não emitir nenhum comentaram ou opinião, por ter certeza de que há razões inconfessáveis ao redor das razões declaradas publicamente...




Obrigado pela visita e até a próxima sexta-feira


Ong ANDE E LIMPE...

Nenhum comentário: